sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CHÁS FUNCIONAIS

Chás Funcionais


 A descoberta do chá, como coadjuvante na melhora da saúde e do bem estar data sua origem desde 5000 anos, na China, na época do Imperador Sheng Nong. Homem justo e honesto, apreciava as artes e a ciência e era conhecido, como o Curandeiro Divino. O Imperador, preocupado com as epidemias que devastavam o Império do Meio, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de consumir.
Por acaso, quando o governador chinês passeava nos seus jardins, pediu a um de seus servidores que lhe fervessem água, enquanto repousava à sombra de uma árvore, repentinamente, ocorreu uma ventania que derrubou algumas folhas na água quente dentro do seu copo, tendo colorido à água rapidamente com uma cor acastanhada. O Imperador decidiu provar, e surpreendeu-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, tendo o seu hábito tornando-se popular por toda china.
Segue pra vocês várias sugestões de como aproveitar as diversas propriedades dos chás em benefícios de nossa qualidade de vida, e auxiliando no emagrecimento e no metabolismo. São ótimos para serem saboreados diariamente.
 

Chás Detox

1. Chá de hibisco e Amora
Combate os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Ação antioxidante, anti-inflamatória, previne hiperglicemia, infecções genitais, intestinais, pressão arterial, colesterol alto, obesidade e estimular a memória.
Como usar:
Colocar em infusão de 3 minutos, uma colher de sobremesa não deixar ferver, beber 1 xícara 4 vezes ao dia, entre as refeições.

 
2. Cavalinha:
Previne a formação de celulite porque ela age ativando a circulação sanguínea e acelerando o metabolismo. Tem ação diurética, anti-inflamatória, cicatrizante, antiartrítica, abrasiva, adstringente, antidepressiva, tônica, revitalizante, antifúngica, digestiva, depurativa do sangue e antianêmica. É rica em sais de potássio, flavonóides, ácidos sílicos e saponinas
Como usar:
Para obter o Efeito – terapêutico do chá, ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba 3 ou 4 copos por dia. Tome quente, morno ou gelado, sem açúcar nem adoçante.

 
3Dente-de-leão: Diurética, previne colesterol alto, falta de apetite, fraqueza; gota, hepatite; hidropisia; hiperacidez do organismo, hipoacidez gástrica, icterícia, impurezas no sangue, insuficiência hepática; pedra na vesícula, nefrite, combate a obesidade, prisão de ventre.
Como usar:
Consuma de 3 a 4 copos por dia, antes de cada uma das principais refeições. Promove a sensação de saciedade, combatendo a fome noturna.

 
4. Carqueja:.
 É composta de principalmente de, saponinas, flavonoides, alfa e beta-pineno, flavonas, lactonas sesquiterpênicas, alcalóides, álcool sesquiterpênico, apigenina, quercetina, luteolina, hipidulina, e tem propriedades, colagoga, depurativa, emoliente, febrífuga, hipocolesterolêmica, laxante, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antidispéptica, anti-inflamatória, anti-reumática,
Como usar:
Adicione 2 cols. (sopa) da erva em 1 litro de água fervente. Abafe por alguns minutos, coe e beba sem adoçar.

 
Chás Termogênicos
5. Chá verde:
É bastante rico em catequinas um potente antioxidante, reduz o risco de doenças cardiovasculares e controle de diabetes, controle do peso e má digestão. Dependendo do tipo de maturação das folhas, tem-se a produção de três tipos de chás: chá verde  e preto, A recomendação da American Dietetic Association (1999), são 5 a 7 xícaras de chá ao dia. Serve também como desintoxicante natural e ajuda a aliviar a retenção de líquidos.
Como usar:
Infusão de 1 colher de sobremesa em 1 litro de água abafado por 3 minutos, deve ser bebido em jejum, nos lanches da manhã e da tarde, meia hora antes do almoço e do jantar.
Obs. Não deve ser usado em pessoas com problema de tireóide e nem antes de dormir.

 
6. Canela com gengibre:
São duas misturas que juntas produzem efeitos termogênicos. Aumenta o metabolismo em 15% elevando a temperatura interna do corpo acelerando o gasto calórico. Esse chá dá energia e melhora a disposição para enfrentar o dia!
Como usar:
No inverno, tome o chá bem quentinho; no verão, bata com pedras de gelo. Você vai precisar de 5 litros de água, 1 pau de canela e 2 rodelas de raiz de gengibre. Ferva a água, coloque a canela e o gengibre, deixe por mais uns minutinhos e sirva.

 
7. Chá de oliveira:
Tem ação principal na gordura abdominal devido a presença do acido linoleico conjugado(CLA), promove a saciedade, tem efeito termogênico por aumentar a taxa metabólica, melhora a função intestinal, previne a fadiga e o cansaço, combate prisão de ventre.
Como usar:
O ideal será beber o chá adição de açúcar e associado a prática de atividade física e uma alimentação saudável.
Deve-se beber 3 ou 4 xícaras por dia. Antes e após almoço e jantar e meia hora antes da atividade física. O chá promete uma redução de até 10% da circunferência do abdômen. O sabor pode ser modificado de acordo com a criatividade, por exemplo acrescentando folhas de hortelã ou cascas de limão, abacaxi, etc.

 
8. Centelha asiática:
Tem propriedades anticelulite, promove a formação de colágeno, acelera a cicatrização de feridas, ação diurética por atuar na microcirculação e aumenta a queima calórica por agir nas células adiposas.
Como usar:
Beber de 3 a 5 xícaras ao dia preferencialmente nos intervalos das refeições
 
 
9Mix Termogenico:( Queima gordura)
Como usar:
Em 1 litro de água fervente misture uma colher de sobremesa de cada ervas: Folha magra, cavalinha, mulungu, hibisco, folhas de oliveira e fucus. infusão por 3 minutos e coe, beba 1 xícara desse chá, de preferência 1hora antes da atividade física e 1hora após jantar.

 
10. Mix Elimina gordura
Como usar:
Colocar em infusão de 3 minutos, não deixar ferver: Uma colher de sobremesa de erva mate, 1 pedaço de casca de abacaxi(orgânico, se não for lava a casca com sabão e uma escovinha) 1 pau de canela, 1 col. (sopa) de bardana e ½ col. (sopa) de cáscara sagrada.
Atenção – Beber 1 xícara do chá(250ml) meia hora antes do treino aeróbico e 1 hora após o jantar.

 
11. Diminui a ansiedade e a fome
Como usar:
Faça uma mistura das seguintes ervas em infusão de 3 minutos, fucus, mulungu, tília, kawa-kawa  fitolaca, e pau-magro, beber 250ml 2 vezes ao dia, 1 hora antes almoço e 1 hora após jantar.
Obs: O que é Infusão? Despejar água fervente sobre o chá e tampar por 3 a 5 minutos.
A cascara sagrada não deve ter uso prolongado por mais de 3 meses devido efeitos colaterais.
Grávidas devem usar sob orientação médicas ou de nutricionistas

Nenhum comentário: