domingo, 2 de fevereiro de 2014

Técnica e Dietética

 Nessa disciplina nós estudamos a conceituação e definição de técnica dietética, termos utilizados na disciplina e as características sensoriais dos alimentos; então vamos entender as características presentes na carne, nas hortaliças, entre outros tipos de alimentos. Vamos entender porque que quando preparamos o mesmo pedaço de carne de formas diferentes, nós temos sabores e odores diferentes.
A Técnica Dietética é a base para a nutrição; independente da área que formos trabalhar, nós vamos trabalhar sempre com alimento. Se estivermos no hospital prescrevendo uma dieta, nós precisamos entender qual é o alimento certo que devemos colocar na dieta de cada paciente. Se tivermos em um posto de saúde, nós temos que entender que determinado nutriente está presente naquele alimento especifico e que se precisarmos passar um mingau para uma criança, nós temos que saber qual tipo de farinha nos da maior ou menor consistência e melhor palatabilidade; quanto % aquele mingau tem de leite para passarmos para a mamadeira; o que podemos fazer com a farinha para ela ter menos consistência; o que dá consistência na farinha; então nós vamos entender sobre todo o processo que são submetidos os alimentos e as modificações ocorridas durante seu processamento; independente da área que estivermos trabalhando.

Nas técnicas de armazenamento vamos ver como armazenar, como descongelar uma carne, qual é a forma certa de se fazer esse descongelamento, quanto tempo demora, porque que às vezes vamos fazer uma carne na nossa casa e ela está com aparência boa; mais depois de descongelarmos ela no sol, ela fica clara e perde caldo; o que isso influencia e quais são as etapas corretas para esse descongelamento.

O Objetivo geral é analisar as transformações químicas e organolépticas durante o processamento dos alimentos e preservar a sua qualidade nutricional; além de estudar diferentes e variadas mudanças que sofrem os alimentos; que são inúmeras, devido aos procedimentos que são submetidos anteriormente ao consumo humano.

O Objetivo especifico é fazer uso da relação valor nutritivo, custo e apresentação dos alimentos. Vamos ver que para termos um cardápio saudável, não precisamos usar coisas caras; que podemos aproveitar as frutas e as verduras da época; porque são mais baratas, tem uma melhor qualidade e tem o sabor mais agradável.

Ex: se compramos um lanche na cantina todos os dias; ele sempre estará com um sabor diferente, textura diferente e tamanhos diferentes; isso é sinal que cada dia é uma pessoa que faz e que cada um tem um jeito diferente de fazer; agora se formos a um McDonald todos os dias; vamos comer o mesmo sanduiche todos os dias; porque eles trabalham com um processo chamado de padronização; aonde todas as etapas são identificadas, aonde existe uma receita e aonde existe uma ficha com tudo detalhado.
No processo de padronização nós podemos retirar etapas e não mudar etapas; o processo de padronização tem toda uma sequencia de etapas, para que quando formos fazer um produto ele saia todos da mesma forma.

Nenhum comentário: