sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A ALIMENTAÇÃO É A BASE DE NOSSA SAUDE

A alimentação é a base de nossa saúde. Assim. nós todos precisamos de uma alimentação saudável a fim de melhorar nossa qualidade de vida e obter energia para ir atrás de nossos sonhos e alcançar nossos objetivos. Atualmente, o ritmo de vida agitado imposto pelo mercado de trabalho contribui para o aumento do consumo de alimentos industrializados, com altos teores de gordura, açúcar e sódio. Esses alimentos são encontrados em abundancia em redes de fast-food, serviços de pronta entrega e restaurantes self-service e traduzem o novo estilo alimentar da população.
A alimentação tem forte influência sobre os ritmos internos; somos produto daquilo que ingerimos. Portanto, vale ressaltar a diferença entre comer e nutrir. Quando consumimos alimentos de baixa qualidade, estamos apenas comendo, sem ingerir os nutrientes necessários. Nutrir significa gerenciar a qualidade, a diversificação, a combinação e a quantidade de alimentos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um índice de massa corporal (IMC) na faixa de 18,5 a 24,9 para adultos e ainda sugere que se evitem ganhos de peso maiores do eu 5kg ao longo da vida adulta. Para isso, recomenda 30 minutos de atividade física diária, que pode ser realizada em três períodos de 10 minutos cada.
Ultimamente tem-se observado uma mudança nos padrões nutricionais da população, que resulta em modificações na estrutura da dieta dos indivíduos, como: aumento do consumo de gorduras de origem animal, açúcares, refrigerantes e lanches (hambúrguer e cachorro-quente) e redução do consumo de frutas, verduras, fibras, cereais(como arroz) e leguminosas (como feijão). Junto com essa mudança no perfil alimentar da população houve um declínio progressivo na pratica de atividades físicas, com boa parte da população constituída por sedentários.
Tudo isso resulta no aumento de pessoas obesas e consequentemente no crescimento de doenças ligadas à má alimentação: doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras. Por conta disso, devemos ter a consciência de que uma alimentação saudável, praticada com refeições balanceadas e constituídas por alimentos de todos os grupos (como mostra a pirâmide alimentar), é essencial para a nossa saúde, atuando inclusive como medicina preventiva para diversas doenças.

Nenhum comentário: